Como proteger os olhos contra o sol e os raios UV?

Provavelmente usa protetor solar para proteger sua pele dos raios ultravioleta, mas os seus olhos também precisam de proteção contra o sol!

Os raios ultravioleta (UV) fazem parte do espectro de luz que atinge a terra a partir do sol. Alguns estudos sugerem que esses raios podem ser nocivos aos olhos à medida em que envelhecemos, estimulando a progressão de doenças oculares.

A exposição ao sol também pode causar ou agravar outras alterações nos olhos, como as cataratas e o pterígeo. A boa proteção dos olhos contra os raios UV é muito importante.

Siga os conselhos abaixo para proteger os olhos contra o sol e para ajudar a manter os olhos e a visão saudável tanto quanto possível.

Escolha seus óculos de sol de modo inteligente

Os óculos de sol rotulados como UV400 oferecem a melhor proteção, porque eles bloqueiam até mesmo os raios UV com menor comprimento de onda. Escolha lentes maiores e um estilo mais largo e abrangente para proteger o máximo possível de seus olhos. Escolha os óculos ideais para si na nossa loja!

Use lentes de contato que bloqueiam os raios UV

Mesmo os óculos escuros de boa qualidade deixam entrar o sol ao redor de sua borda. As lentes de contacto que bloqueiam os raios UV filtram os raios que incidem sobre a córnea e o cristalino, dando proteção adicional. 

Há já no mercado lentes de contacto fabricadas com filtros bloqueadores dos raios UV embutidos nas lentes para ajudar a proteger seus olhos da transmissão dos raios de sol prejudiciais.

Use um chapéu

Um chapéu de abas largas fornecerá proteção adicional para seus olhos. Também ajudará a proteger o seu rosto e peito de danos causados pelo sol e evitar a queimadura de sol.

Cuidado com a luz refletida

A luz refletida na areia, neve ou água intensifica a exposição ao sol. Faça um esforço especial para proteger seus olhos caso esteja na praia, a esquiar, perto da água ou em altitudes elevadas.  

Observe a hora do dia

O sol é mais forte entre as 10 horas da manhã e as 2 horas da tarde. No entanto, pesquisas mostram que os seus olhos estão sob maior risco de danos causados pelo sol durante a metade da manhã e o final da tarde. Tente proteger os seus olhos em todos os horários ao longo do dia.

Independentemente do clima

Muitos de nós tomamos precauções para proteger os nossos olhos nos dias de sol, mas os raios UV podem prejudicar também os nossos olhos em dias nublados. Assim, é importante proteger os nossos olhos da exposição UV em qualquer altura do ano e independentemente do estado do tempo.

Pergunte ao seu oftalmologista

Consulte seu oftalmologista regularmente. Durante a sua consulta, peça ao seu oftalmologista outros conselhos sobre como proteger seus olhos do sol. 

Cuide das crianças

A maior parte das lesões ocorre na infância. Lembre-se de proteger os olhos de seus filhos com óculos de sol largos que bloqueiam os raios UV e um chapéu.

Os raios UV do sol que são prejudiciais podem ser tão perigosos para seus olhos quanto para  a sua pele. 

Caso necessite de aconselhamento técnico especializado contacte uma das nossas lojas!