O que é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI)?

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença ocular que normalmente é desenvolvida em pessoas com mais de 65 anos.

No entanto, algumas pessoas podem enfrentar a doença mais cedo. A DMRI ocorre quando a mácula, parte central da retina, sofre alterações como perda de células deixando de funcionar de modo eficaz.

A DMRI leva à perda gradual da visão central, que se torna progressivamente distorcida, embaçada e/ou com manchas escuras. Isto não provoca necessariamente a perda total da visão, porque muitas vezes a visão periférica (lateral) permanece intacta.

Existem dois tipos de DMRI: DMRI seca e DMRI húmida.

A DMRI seca normalmente desenvolve-se gradualmente ao longo do tempo e pode causar alguma perda de visão. Até aos dias de hoje não há uma cura para a DMRI seca. No entanto, as atividades diárias podem ser realizadas com a ajuda de boa iluminação, letras grandes e uma lupa. 

Há também alguma evidência de que suplementos nutricionais apropriados e a ingestão de certos alimentos (como vegetais de folhas verdes) podem reduzir a progressão da DMRI seca. Veja AQUI quais os melhores alimentos para uma boa saúde dos olhos.

A DMRI húmida desenvolve-se mais rapidamente e pode causar uma perda maior da visão. Às vezes é tratada com medicação. O tratamento nem sempre melhora a visão, mas pode ajudar a impedir que sua visão piore. Se teve algum caso da doença na família (pais e/ou irmãos), ou ainda, acredita que tem qualquer um dos sintomas, deve procurar um oftalmologista que possa detectar a doença em estágios precoces e indicar-lhe o melhor tratamento.

Para consultar um dos nossos profissionais da visão contacte uma das nossas lojas.