Com o frio, aumenta o risco de irritação ocular?

Se usa regularmente lentes de contato, a chegada da estação fria pode trazer algum desconforto associado às rotinas da época.

Entre os principais riscos, destacam-se as gripes, que favorecem o aumento de infeções oculares, ou as alterações climatéricas, que resultam numa maior exposição a ambientes adversos.

Os estados gripais provocam frequentemente irritação ocular, tornando os olhos mais sensíveis, o que pode gerar desconforto se usas lentes de contato.

Embora possa substituir provisoriamente as lentes por óculos, na maioria das vezes não abdica das lentes por serem mais cómodas. Neste caso, o ideal é reservar algumas lentes diárias para usar apenas nestas situações; passado o período de gripe, pode voltar às lentes habituais, que ficaram assim a salvo de contaminação. 

No que toca às condições climatéricas, o aumento da exposição ao ar condicionado e a maior permanência em espaços aquecidos são normalmente responsáveis pela secura ocular. Esta pode gerar situações de desconforto, sensação de corpo estranho no olho e, no limite, pode ser responsável por danos definitivos na lente, como o seu rompimento. A exposição prolongada ao vento, também pode levar a este tipo de consequências.

Em ambos os casos, a lubrificação artificial e evitar estar exposto demasiado tempo a este tipo de condições que propiciam a secura ocular são as melhores soluções para não prejudicar a qualidade e conforto característico do uso adequado das lentes de contacto.

Entretanto consulte o seu especialista numa das nossas lojas para esclarecimentos adicionais.