Qual a diferença entre as lentes de contacto de substituição diária, quinzenal, mensal e anual?

A principal diferença é quanto tempo deve usar as lentes antes destas perderem a validade!

As lentes de contacto diárias são usadas por um dia e depois deitadas fora. No dia seguinte coloca uma lente de contacto nova no olho, garantindo uma lente de contacto sempre limpa todos os dias. Elas também não envolvem o uso de soluções de manutenção e limpeza para lentes de contacto, reduzindo drasticamente problemas associados a infecções oculares.

As lentes de troca programada (quinzenais, mensais, anuais) precisam de limpeza e desinfecção todos os dias. Elas são descartadas de acordo com as recomendações do fabricante e o seu oftalmologista irá orientá-lo quanto ao momento correto. No geral, isto ocorre depois de duas semanas para lentes de contacto de substituição quinzenal) ou um mês (para lentes de sunstituição mensal).

A validade das lentes de contacto começa a contar a partir do momento em que as lentes de contacto são abertas, independentemente de as usar ou não. Assim que abre o blister de uma lente mensal, a validade é de 30 dias, mesmo que só a use um dia. No embalamento, as lentes de contacto são acondicionadas numa solução de conservação que não é a mesma que é usada nos liquidos de manutenção por isso vai perdendo a validade depois de aberta.

Prolongar o uso das lentes de contacto, mesmo que lhe pareçam em bom estado é um dos principais erros de quem usa lentes de contacto e é a principal causa de infeções oculares.

Pela sua saúde ocular não prolongue a validade das suas lentes de contacto!