O Que São as Lentes de Contacto?



As lentes de contacto são dispositivos médicos colocados diretamente na superfície dos olhos para corrigir a visão. Podem corrigir problemas de visão a longa ou curta distância, miopia, hipermetropia, astigmatismo e os problemas de visão para perto relacionados com idade - a presbiopia.

Em Portugal e na maior parte do mundo, as lentes de contacto são considerados dispositivos médicos e o seu fabrico, comercialização, manuseamento, transporte, utilização, publicidade e vigilância ficam sujeitos aos decretos de lei de cada país para estes dispositivos.

O princípio das lentes de contacto é o mesmo dos óculos. Desviam e redirecionam a luz para a retina e proporcionam uma visão mais nítida.

Há vários motivos para a utilização de lentes de contacto. Pode usar lentes de contacto por motivos ópticos, estéticos ou terapêuticos.

A correção com lentes de contacto é diferente da correção com óculos graduados, uma vez que os óculos estão a uma distância de aproximadamente 15 mm do olho e as lentes oftálmicas não acompanham os movimentos dos olhos. Com lentes de contacto a distância ao olho é praticamente eliminada na totalidade e as lentes de contacto seguem os movimentos oculares. As vantagens são variadas, sendo que as mais importantes de referir são: o aumento do campo visual, ausência de aberrações laterais, alteração mínima das dimensões reais dos objetos e não provocam efeito prismático. As lentes de contacto não embaciam com as mudanças de temperatura pois mantêm uma temperatura muito idêntica à do olho.