Quais os alimentos corretos para a boa saúde dos olhos?

Todos nós sabemos que uma boa alimentação é vital para a nossa saúde geral, mas também é muito importante para a saúde dos nossos olhos. 

À medida que envelhecemos, torna-se cada vez mais difícil para o nosso corpo regenerar as células. Isto pode afetar a saúde dos olhos e a qualidade da visão.

Pesquisas sobre a saúde dos olhos têm ligado a má dieta e alimentação a um maior risco de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença em que a visão sofre deterioração devido a fatores relacionados ao envelhecimento.

A visão da maioria das pessoas deteriora-se à medida que ficam mais velhas, mas a boa notícia é que nós podemos ser capazes de reduzir o risco e retardar a progressão com uma boa alimentação, e então podemos aproveitar a boa visão por mais tempo.

Consulte um dos nossos especialistas da visão numa das nossas lojas para uma maior ajuda!

Principais nutrientes para os seus olhos

Existem quatro grupos principais de nutrientes que são considerados bons para a saúde dos seus olhos:

Vitaminas antioxidantes

As vitaminas A, C e E contém antioxidantes, que ajudam a manter as células e tecidos saudáveis nos olhos, ajudando assim a retardar a progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). A vitamina C também é considerada na redução do risco de desenvolvimento da Catarata.

Luteína e Zeaxantina

Muitos estudos mostraram que esses nutrientes antioxidantes, chamados carotenóides, reduzem o risco e retardam a progressão das doenças crônicas dos olhos, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Ômega-3

Considera-se que este ácido essencial desempenhe uma função importante no desenvolvimento visual dos bebês e crianças. Uma dieta pobre em ômega-3 foi associada com doenças nos olhos e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). A Síndrome do Olho Seco, uma condição que afeta a função de produção de lágrimas do seus olhos, também foi ligada à deficiência do ômega-3.  

Minerais

Os minerais, zinco e cobre, ajudam seu corpo a absorver os nutrientes e as vitaminas. Um grande estudo mostrou que quantidades elevadas de vitaminas antioxidantes combinadas com óxido de zinco e óxido de cobre (um tipo de cobre) podem ajudar a retardar a progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). É necessária uma avaliação médica para indicar as quantidades necessárias para cada caso. Consulte o seu oftalmologista.

 

Alimentos para a saúde de seus olhos

 Aqui estão os cinco melhores tipos de alimentos que ajudam a manter seus olhos saudáveis:

Coma vegetais

Se está à procura de uma alimentação saudável, principalmente para os olhos, nenhum alimento é mais poderoso que os vegetais de folhas verdes. Eles são carregados de luteína e ricos em vitaminas antioxidantes. A couve é a maior fonte conhecida de luteína num vegetal, seguido de perto pela espinafre e salsa fresca.

Coloque alguma cor em seu prato

Os carotenóides são responsáveis pelas cores brilhantes de diversas frutas e vegetais. Para um prato de alimentos coloridos ricos em carotenóides inclua milho, kiwis, abóboras, courgettes, uvas vermelhas e pimentão verde ou amarelo. Essas frutas e vegetais também são boas fontes de vitaminas antioxidantes que desempenham uma função para saúde de seus olhos.

Um pouco de peixe

Os peixes gordos são ricos em ômega-3. Salmão, atum e cavala estão entre as principais fontes deste ácido essencial.

Qualquer tipo de ovo

Os carotenóides também são responsáveis pela coloração amarelo alaranjada da gema do ovo. De fato, as gemas do ovo são possivelmente a melhor fonte de luteína e zeaxantina.

Pense no zinco

As ostras contém muito mais zinco por porção que qualquer outro alimento, com outros frutos do mar e carne sendo as fontes mais elevadas na sequência. Leite, queijo e pão também contem um pouco de zinco.

A inclusão destes alimentos na sua dieta irá não apenas ajudar a manter uma boa saúde dos olhos, mas também para a sua saúde em geral.